terça-feira, 15 de novembro de 2011

Jaguarão "Cidade Heróica" a nossa história parte 2



Mercado Público Municipal


Início da construção em 1864 e concluída em julho de 1867. O Mercado Público Municipal, construído em estilo colonial português, tem formato de “U”, e traz um pátio interno, como as antigas casas portuguesas. Foi tombado pelo IPHAE, em 1990, está localizado num local privilegiado, pois de seu prédio avista-se o rio Jaguarão e a Ponte Internacional Mauá. É ladeado por uma praça, denominada “Praça do Desembarque” e grandes figueiras, cantadas no Hino da Cidade – o Canto Jaguarense. Apesar de centenário, o Mercado Público ainda resiste ao tempo e mantém algumas bancas abertas, com venda de diversos artigos como artesanato, sorvetes, carnes em geral, etc.
Localização: General Marques - Centro










Museu Carlos Barbosa Gonçalves

 


Prédio construído em 1886, em estilo neoclássico, medindo 656 m², onde viveu a família de Dr. Carlos Barbosa, que na época foi Presidente da Província do RS. Seu construtor foi Martinho de Oliveira Braga. Esse prédio foi transformado em Museu após falecimento da maioria dos membros da família. É considerado o mais belo museu do Rio Grande do Sul. Foi fundado em 26 de novembro de 1977 e começou a funcionar de fato, aberto à visitação, em 1978.
Localização: Rua XV de Novembro, 642

Matriz do Divino Espírito Santo

 


. Templo católico que começou a ser construído em 1847, em estilo barroco, sendo concluído em 1875, com altares de madeiras esculpidos à mão, possui belíssimos vitrais e um Parlatório em Mármore de Carrara. As imagens sacras datam da época de usa conclusão e algumas possuem o tamanho natural. Teve como 1º sacerdote o Pe. Joaquim Lopes Rodrigues.
Localização: Rua: Carlos Barbosa em frente a Praça Dr. Alcides Marques

Teatro  Esperança

 


 

Sua fundação data de 1897, em estilo neoclássico. Gustavo Guimarães foi o responsável pela artesania de madeira. É considerado o terceiro melhor teatro do país em acústica, e um dos mais belos do Estado do Rio Grande do Sul; com capacidade para 600 pessoas sentadas. Foi tombado pelo IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado.
Localização: Av. 27 de Janeiro - Centro


Instituto Histórico e Geográfico 

Foi fundado em 23 de Novembro de 1968, no governo do prefeito Dr. Rubens Gonçalves Marques. O Instituto é responsável pela guarda e recuperação de documentos e objetos ligados à história do município. Funciona em prédio cedido pelo extinto partido Libertador. É usado como museu, arquivo histórico e biblioteca sendo visitado para pesquisa sobre a região. Sua biblioteca possui precioso acervo em livros, jornais e materiais divulgados desde o começo do século XX.
Localização: Marechal Deodoro – Centro


Santa Casa de Caridade de Jaguarão

Foi fundada em 15 de maio de 1862, com o nome de Santa Casa de Misericórdia, e era administrado pelas Irmãs de Caridade para depois ser administrada por pessoas da comunidade.
Localização: Praça Hermes Pinto Afonso


Biblioteca Pública Municipal

Início da construção foi em 23 de novembro de 1965 governo de Oscar Furtado de Azambuja, e teve seu término em 1968, no governo de Dr. Rubens Gonçalves Marques. Foi inaugurada em 10 de janeiro de 1969.
Localização: General Marques – Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário