terça-feira, 15 de novembro de 2011

Jaguarão "Cidade Heróica" a nossa história parte 1


Nossa história começa em 1802 com um acampamento militar fundado às margens do Rio Jaguarão, pelo tenente-coronel Manuel Marques de Souza. Com o Tratado de Santo Ildefonso, em 1777, o município de Jaguarão ficava em terras espanholas.
         Jaguarão foi elevada a vila em 6 de julho de 1832, sendo o 12º município do estado.
Situa-se na parte meridional do estado, na fronteira com a cidade de Rio Branco no Uruguai, às margens do Rio Jaguarão, que nasce na região montanhosa perto do município de Pinheiro Machado e corre aproximadamente em direção norte-sul até atingir as alturas de Aceguá, voltando-se depois para noroeste-sudeste, marcando a partir desta parte o limite entre as faixas centro-sul do estado e centro-oriental do Uruguai. Passa entre Rio Branco e o município de Jaguarão e deságua na Lagoa Mirim. Seu curso é de aproximadamente 270 quilômetros.
Uma das principais causas da criação de Jaguarão, foi a falta de acesso à justiça do então vila do Espírito Santo do Serrito no Jaguarão. Mesmo elevado a vila em outubro de 1832, o município propriamente dito demorou a se instalar. Em 22 de Maio de 1833 o município de Jaguarão desmembrou-se de Rio Grande e deu posse aos seus primeiros vereadores.
O município é conhecido por suas belas portas e está conservada e preservada por seus habitantes, exceto a Enfermaria Militar. Os exemplos de Arquitetura Eclética do centro da cidade datam de 1876 e de 1920, com frisos e marquises, e portas em estilo artesanal português.
         Jaguarão comemora seu aniversário em 23 de novembro.
         Em comemoração a essa data tão importante, para nós jaguarenses, compartilho com você alguns vídeos e fotos que mostram a beleza arquitetônica e turística de Jaguarão.

Ruínas da Enfermaria
Foi construída em área doada pelo exército, em 1880, em estilo neoclássico, localizada no Cerro da Pólvora, para servir como enfermaria militar e, depois, como prisão para presos políticos. A construção foi comandada pelo capelão militar Carlos Soares, no mesmo ano e terminada em 1883. É considerado patrimônio Turístico tombado pelo IPHAE.
Localização: Cerro da Pólvora

Igreja Matriz Imaculada Conceição
 

Templo católico, mandado construir pela Sra. Minervina Carolina Corrêa no ano de 1909,  que foi concluído em 1912, em estilo gótico. O construtor responsável foi o Sr. Joaquim Lino de Souza e o 1º Pároco Ver. Octávio Gurgel. No seu interior observa-se o parlatório e os altares esculpidos em mármore de Carrara branca. O altar mor também confeccionado em mármore, porém colorida ostenta uma belíssima altar imagem da Virgem Maria em tamanho natural. As medidas da Virgem Maria são exatamente iguais a de Dona Minervina Carolina Corrêa, que mandou construir o prédio à partir de uma promessa. Em 29 de julho de 1953, durante uma missa festiva, sua idealizadora fez a generosa doação do patrimônio ao Bispado. E de 29 de novembro a 08 de dezembro de 1953 aconteceu a 1ª Festa da Padroeira.
Localização: General Osório, 743

Nenhum comentário:

Postar um comentário